- item 1
Inicializar o tabuleiro vazio (8x8)
tabuleiro = criar_tabuleiro(8, 8)
Gerar as primeiras 3 peças
pecas = gerar_pecas_iniciais()
Variáveis de controle
pontuacao = 0
fim_do_jogo = False
- item 2
def criartabuleiro(linhas, colunas):
return [[' ' for in range(colunas)] for _ in range(linhas)]
def exibir_tabuleiro(tabuleiro):
colunas = 'ABCDEFGH'
for i, linha in enumerate(tabuleiro):
print(f"{colunas[i]} " + " ".join(linha))
print()
-
item 3
def gerar_pecas_iniciais():
pecas_possiveis = [
[(0, 0), (0, 1), (0, 2)], # Linha reta
[(0, 0), (1, 0), (2, 0)], # Linha reta vertical
[(0, 0), (1, 0), (1, 1)], # L
[(0, 0), (0, 1), (1, 1)] # T
]
return [random.choice(pecaspossiveis) for in range(3)] - item 4
def posicionar_peca(tabuleiro, peca, linha, coluna):
if not verificar_espaco(tabuleiro, peca, linha, coluna):
- item 1
Inicializar o tabuleiro vazio (8x8)
tabuleiro = criar_tabuleiro(8, 8)
Gerar as primeiras 3 peças
pecas = gerar_pecas_iniciais()
Variáveis de controle
pontuacao = 0
fim_do_jogo = False
-
item 2
def criartabuleiro(linhas, colunas):
return [[' ' for in range(colunas)] for _ in range(linhas)] -
item 3
def gerar_pecas_iniciais():Definir os formatos das peças (por exemplo, L, T, quadrado, linha)
pecas_possiveis = [
[(0, 0), (0, 1), (0, 2)], # Linha reta
[(0, 0), (1, 0), (2, 0)], # Linha reta vertical
[(0, 0), (1, 0), (1, 1)], # L
[(0, 0), (0, 1), (1, 1)] # T
]
return [random.choice(pecaspossiveis) for in range(3)] - item 4
def posicionar_peca(tabuleiro, peca, linha, coluna):
for (dx, dy) in peca:
if tabuleiro[linha + dx][coluna + dy] != ' ':
return False # A peça não pode ser colocada aqui (colisão)